Zouk

A palavra zouk significa “festa”, e a música é cantada em créole, língua que mistura predominantemente o idioma francês com dialetos africanos. É uma dança caribenha oriunda das Antilhas Francesas, com frequência praticada nas ilhas de Martinica, Guadalupe e Santa Lúcia, e também popular em países africanos onde o português é a língua oficial, como Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Moçambique. O ritmo é mundialmente conhecido.

No Brasil, popularizou-se ao final da década de 1990, com movimentos diferenciados e associados à lambada, influenciando-a e sendo influenciado por ela. É bastante conhecido na região Norte do país, o que se deve à proximidade com a Guiana Francesa, atualmente considerada parte do território ultramarino francês. O Amapá e o Pará são os estados brasileiros em que o zouk é mais popular.

Há indícios de que o zouk tenha influenciado alguns ritmos brasileiros, ocasionando mudanças na forma de dançar o carimbó, por exemplo, com a substituição de duplas soltas por casais abraçados. No caso da lambada, surgida no Pará durante a década de 1970, além do zouk e do carimbó, percebe-se também a influência do forró e de outros ritmos latinos, como o merengue.

Considera-se que o zouk dançado no Brasil não seja o mesmo dançado no Caribe. Os passos brasileiros são semelhantes aos da lambada, mas realizados mais lentamente. O ritmo dançado nos demais países é chamado de zouk love e seus passos são diferentes, por serem mais suaves. O zouk love possui três passos principais: o zouk cannelle (“canela”), o zouk gingembre (“gengibre”) e o zouk piment(“pimenta”).

Para esses passos é necessário considerar que os momentos de transferência do peso corporal ocorrem com movimentos de inclinação e de circundução da cabeça. O passo básico chamado “canela” se dá de maneira semelhante ao caminhar, para a frente e para trás, durante o qual o homem e a mulher se colocam de frente um para o outro.

Assim, o membro inferior direito de cada dançarino estará próximo ao membro inferior esquerdo de seu parceiro. O movimento é iniciado com a perna direita do homem projetando-se para a frente e, consequentemente, a perna esquerda da mulher projetando-se para trás. A seguir, ambos se reparam, agrupando os membros inferiores, para “dar um passo” no sentido oposto: a mulher movimenta a perna esquerda para a frente e o homem a acompanha com a perna direita para trás. Esse movimento de vaivém é contínuo ao longo da dança.

O passo “gengibre” envolve a semiflexão dos joelhos, seguida de extensão, assemelhando-se ao movimento de descer e subir. Essa movimentação, na articulação do quadril, é realizada à direita e à esquerda. Já o passo “pimenta” é a fusão dos anteriores (“canela” e “gengibre”), com o casal dançando o mais próximo possível, entrelaçando os membros inferiores. Embora algumas articulações tenham sido enfatizadas na descrição dos movimentos, na caracterização do zouk não basta apenas dar passos para a frente, para trás e para os lados. É necessário desenvolver todo o corpo ao dançar.

About these ads

86 comentários sobre “Zouk

  1. Pingback: Zouk na Escola « Escola Estadual Profª Anésia Loureiro Gama

  2. oi gente to famosa que legal =)
    quero manda um salve pa po pa po pa po pa po pa po lucas da xurupita e pa po matheus gordo da sub20

  3. Zouk é zouk…
    Kizomba é kizomba. A origem da kizomba é totalmente Angolana. É totalmente distinto do zouk love também.
    Atualmente em Angola temos Yola Araújo, Matias Damásio, Yola semedo, Impactus 4, fazendo sucesso com kizomba, tarraxinha e semba.

    Nao só no Pará, mas também na Bahia, principalmente em Porto Seguro, dancam Zouk. Na Década de ’90 um cantor Cabo Verdiano, chamado Gil Semedo, fez muito sucesso com “Bye bye my love”.

    A família Semedo é fortíssima em se tratando de zouk, no Cabo Verde.
    Há outros famosos como, Nelson Freitas, Beto Dias, Suzana…

  4. graças a esse site que eu tirei um 10e bem redondo
    alem de eu fazer trabalho eu amei essa dança
    é muito legal !!!!! parabéns

  5. amei msm mto interesante
    e umaa otimaa pesquisaa
    um sauvee
    daa natashaa
    akiee ameii esse saite
    e ache mtoo interesante essa
    dança
    bjooos

  6. eu amo o zouk e acho o zouk uma dança extraordinária e gostaria d praticar essa dança!!!!
    acho ela magnífica e muito legal!!!!
    amei o zouk!!!!
    e aprendi dele na minha aula de Educação Física!!!
    Eu gostei muito eda aula de Educação física e só participei dela por que eu gostei do tema!!!!

  7. Nossa eu vim fazer um trabalho de escola pesquisar algumas coisas sobre a dança Zouk e me encantei por essa dança,realmente ela é muito linda…
    Nossa esse site me ajudou muito.
    Muito grata : Lizandra!

  8. Muito legal!!!!! Gostei do incentivo a dança, rpincipalmente no que sentido de divulgação de um ritmo que faz tanto bem fisico como emocional dos adeptos e novos adeptos do ritmo.. Sou presidente de um grupo chamado Zouk Móvel Sampa, danço há 22 anos desde a transição e tenho dois conselhos para quem curte e quer aprender. Dancem muuuuuito, mas, como qualquer em exercício físico: façam um alongamento antes e depois. Principalmente as damas no que diz respeito à coluna ok!!! Parabéns mais uma vez!!

  9. esse site é uma beleza,eu entrei em mais de 5 site para procurar sobre o ritmo do zouk e não achei…mais agora nesse daqui é uma maravilha de site adorei,tudo que preciso esta aqui…que maravilha…
    :)…

  10. eu adorei essa informaçao me ajudou no meu trabalho de ed.fisica e muito importante a gente saber sobre um pouco sobre os passos,origem,como e dançada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s