Futsal

O futsal é uma modalidade esportiva relativamente nova se comparada ao voleibol, ao basquetebol e ao futebol de campo. Há duas versões para o seu surgimento.

A primeira afirma que o futsal surgiu na década de 1940, na Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo, pela dificuldade de alguns associados conseguirem campo para a prática do futebol, improvisando o jogo em quadras de basquetebol, com um número menor de jogadores.

A outra versão afirma que foi criado em Montevidéu, Uruguai, na década de 1930, por Juan Carlos Ceriani. Chamava-se inicialmente futebol de salão, sendo fundido, na década de 1990, com o “futebol de cinco”, prática reconhecida pela Fédération Internationale de Football Association (FIFA), chegando ao futsal atual.

O Brasil possui vários títulos em âmbito mundial, sendo reconhecido como um dos principais países a praticar o futsal. Sua difusão deve-se à Educação Física escolar, que o desenvolve em suas aulas há muitos anos, principalmente pela existência de quadras, e não de campos, em quase todas as escolas.

 

Curiosidades:

Futsal ou Futebol de Salão? São dois nomes para a mesma coisa? Na verdade, há diferenças entre futsal e futebol de salão e não é uma simples abreviação. O termo futsal, atualmente empregado pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association), foi  inicialmente empregado pela FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão) e passou a ser empregado pela FIFA a partir de uma fusão entre o futebol de salão, praticado pela FIFUSA e o futebol de cinco, implantado pela FIFA, em 1990. As entidades que não são filiadas à FIFA e se vincularam à CNFS (Confederação Nacional de Futebol de Salão), que surgiu com a extinção da FIFUSA, empregam, hoje, o termo futebol de salão.

 Quanto às regras, as diferenças que existem, em linhas gerais, são as seguintes: no futsal o arremesso (ainda que o termo seja inadequado, pois quem arremessa o faz com as mãos) lateral e de canto são cobrados com os pés, vale o gol dentro da área, o goleiro pode jogar com os pés fora da área, não tem limite para substituições de jogadores, a bola é maior e mais leve desde as categorias menores. No futebol de salão os arremessos lateral e de canto são feitos com as mãos, não vale marcar gol dentro da área, o goleiro não pode jogar fora da área, há limite para substituição de jogadores.

Futsal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja estas Jogadas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s