Rugby

Rugby*

O Rugby é um esporte coletivo criado na Inglaterra. Conta a lenda que o esporte surgiu de uma jogada irregular do futebol, na qual um jogador de um colégio da cidade inglesa de Rugby, de nome Willian Webb Ellis, teria pegado a bola do jogo com as mãos, e seguido com ela até a linha de fundo adversária. Isto teria ocorrido em 1823. O Rugby só foi reconhecido como esporte pela associação de Futebol em 1863. Chegou ao Brasil no século retrasado, e segundo o historiador Paulo Várzea, Charles Miller, o “pai do futebol”, teria organizado em 1895 o primeiro time de Rugby brasileiro, em São Paulo; e o primeiro clube a praticar o esporte, o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, teria sido fundado em 1891.

 A bola não é passada pra frente, como no caso do futebol, mas pra trás com as mãos de jogador pra jogador. Ela pode também ser chutada pra frente, dependendo da estratégia do time. São 15 jogadores de cada lado, em algumas modalidades o jogo pode ter 7 ou 10 jogadores. Não existe um goleiro, uma grande vantagem, já que todos os jogadores entram em campo com o propósito de dar o melhor de si para levar o seu time à vitória. Os jogadores são todos amigos, se não existir um verdadeiro entrosamento entre os membros do time, o jogo não vai pra frente.

É um esporte violento? … Não, o Rugby é extremamente competitivo, requer vontade, flexibilidade e boa disposição. Você deve imaginar que todos jogadores de Rugby têm dois metros de altura e mais de 100 quilos. Porém isso não é verdade. No Rugby há espaço para todos. O tipo físico do jogador de Rugby não é definido, cada tipo físico é bem aproveitado dentro do time na posição onde melhor possa se desempenhar. Um jogador que tenha um bom conhecimento das particularidades do jogo não vai levar ossos quebrados pra casa. É verdade que o jogo exige contato físico para impedir o time contrário de levar a bola até o outro extremo do campo, a modo de defesa, mas não chega a ser um jogo onde alguém possa correr o risco de se machucar com gravidade toda vez que jogar, mesmo porque somente quem está com a bola pode ser derrubado.

Dessa forma o jogador sabe em que momento ele pode entrar em contato direto com o adversário e estar preparado para o baque, ao contrário de muitos outros esportes onde este tipo de contato físico não é esperado, provocando graves lesões.

Dentro do time de Rugby tem de existir ‘camaradagem’, pois cada um dos jogadores funciona a modo de peça dentro de uma finíssima máquina. Todos os jogadores são sempre amigos, requisito indispensável para um time competente. Isto cria também uma peculiaridade do Rugby, após as partidas, os jogadores tradicionalmente reúnem-se no chamado “terceiro tempo” em que, com muita cerveja e alegria, cantam, socializam,comentam os principais lances da partida.e , principalmente celebram aquilo que o Rugby mais preza: a amizade, a união, a fraternidade.

O espírito do Rugby é uma doutrina para seus praticantes. Prega-se que o esporte é praticado por um grupo de trinta pessoas, que somente no momento do jogo divide-se em dois grupos de quinze.Portanto, fora do campo, não há lugar para rivalidades e atitudes antiesportivas.

O Rugby é o segundo esporte coletivo mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol. Disputado em mais de cem países, é extremamente popular no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, sendo essas as grandes forças do esporte. É também bastante popular na França, Itália e Argentina.

Copa do Mundo de Rugby é o principal evento entre seleções. Disputada a cada quatro anos, trata-se do terceiro evento esportivo mais visto no planeta, ficando atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos. Outros eventos importantíssimos para o Rugby é o Torneio das Seis Nações, realizado anualmente pelas equipes da Inglaterra, País de Gales, Irlanda, Escócia, França e Itália e também o torneio das Três Nações, disputado por Nova Zelândia, Austrália e África do Sul.

 * Adaptado de Carlos Eduardo Alves
Jogador do Hawks Maringá Rugby

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s